Fone: (11) 2408-8468 / (11) 2408-2625
Centro Médico Pedra Verde
Rua Prof Leopoldo Paperini , 113, CEP : 07095-060

Melanoma

É o terceiro tipo de câncer da pele mais comum, correspondendo a cerca de 4 % de todos os casos.

Se diagnosticado precocemente tem um bom prognóstico.

Ao contrário dos outros tipos de cânceres da pele sua maior preocupação está com a sobrevida do paciente. Este tipo de câncer tem um significativo potencial de metástase para o corpo.

Acomete mais pessoas relativamente jovens e de meia idade (30 a 50 anos) mas pode surgir em qualquer idade.

Nos idosos há um tipo específico de melanoma chamado lentigo maligno cuja característica principal é uma mancha irregular de notável tamanho em áreas expostas à luz (face e antebraços).

Geralmente ocorre em áreas de exposição intermitente à luz (tronco e coxas), mas atenção ao corpo inteiro deve ser dada (inclusive às mucosas do olho , da boca e da vagina).

São fatores de risco: pessoas de pele clara, com muitas pintas pelo corpo, história familiar de melanoma, história pessoal de melanoma e antecedente de queimaduras solares.

Afro-descendentes e orientais devem ter maior atenção às extremidades (mãos , pés e unhas) locais onde o melanoma pode surgir com maior frequência nestas etnias.

O objetivo do tratamento é curar o paciente caso o diagnóstico seja precoce. Caso contrário será aumentar a sobrevida do paciente e em casos muito invasivos, oferecer melhor qualidade de vida.

Pacientes de risco (acima mencionados) devem fazer um seguimento médico rigoroso. Mapeamento corporal das pintas deverá ser realizado em caso de múltiplas pintas.

Lesões suspeitas (vide regra do ABCD acima) devem ser relatadas ao médico.

Se confirmada a suspeita pelo médico assistente, uma biópsia de toda a lesão (excisional) é realizada.

A abordagem do melanoma cutâneo poderá ser executada apenas pelo cirurgião dermatológico assistente ou ser multidisciplinar (cirurgião oncológico, oncologista clínico) a depender da profundidade da lesão e do acometimento ou não dos linfonodos e outros órgãos.